TREINAMENTO DE BRIGADA DE INCÊNDIO, SAIBA COMO PREVENIR O PRINCIPIO DE INCÊNDIO

O Treinamento de Brigada de Incêndio, que é uma obrigação legal que possui o objetivo de capacitar, atualizar e certificar as pessoas para as ações de prevenção e combate a princípios de incêndios. O Treinamento deve ser realizado periodicamente e é desejável que cada vez mais pessoas que habitam e trabalham no local conheçam as medidas e sejam envolvidas neste trabalho de prevenção.

O foco do trabalho da Brigada sempre deverá ser a prevenção e as primeiras atitudes quando identificado um princípio de incêndio, pois, quando este toma maiores proporções será necessário acionar o Corpo de Bombeiros.

O Treinamento de Brigada de Incêndio pretende formar e treinar colaboradores, funcionários, proprietários e moradores da edificação para atuar com rapidez e eficiência em caso de princípios de incêndios. Este grupo tem a função de manusear, operar os dispositivos de proteção e combate, tais como extintores, hidrantes e outros itens de segurança. O grupo também é capacitado para conduzir o abandono da edificação, no caso de necessidade de evacuação, e para prestar procedimentos de primeiros socorros, dentro dos padrões técnicos básicos.

TIPOS DE TREINAMENTO DE BRIGADA DE INCÊNDIO

Básico: Tem duração mínima de 4 horas, normalmente é realizado na própria empresa/condomínio.

Intermediário: Tem duração mínima de 8 horas, realizado em campo específico para esta atividade.

Avançado: Tem duração mínima de 24 horas, realizado em campo específico para esta atividade.

COMPETÊNCIAS DA BRIGADA DE INCÊNDIO

BRIGADISTAS: pessoa voluntária ou indicada, treinado e capacitado para atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área, prevenção de acidentes e primeiros socorros, numa edificação ou área de risco.

LÍDER: responsável pela coordenação e execução das ações de emergência de um determinado conjunto de setores ou pavimento ou compartimento. É escolhido dentre os brigadistas aprovados no processo seletivo.

CHEFE DA EDIFICAÇÃO OU TURNO: brigadista responsável pela coordenação e execução das ações de emergência de uma determinada edificação da planta. É escolhido dentre os brigadistas aprovados no processo seletivo.

COORDENADOR GERAL: brigadista responsável pela coordenação e execução das ações de emergência de todas as edificações que compõem uma planta, independentemente do número de turnos. É escolhido dentre os brigadistas que tenham sido aprovados no processo seletivo, devendo ser uma pessoa com capacidade de liderança, com respaldo da direção da empresa ou que faça parte dela. Na ausência do coordenador geral, deve estar previsto no plano de emergência da edificação um substituto treinado e capacitado, sem que ocorra o acúmulo de funções.

PROVIDÊNCIAS EM CASOS DE INCÊNDIO

  • Manter a calma
  • Acionar o alarme ou interfone (avisar alguém)
  • Chamar Bombeiros, SAMU, RESGATE ou Polícia Militar;
  • Desligar eletricidade se for possível e seguro
  • Utilizar os extintores de incêndio de maneira adequada
  • Salvar sua vida, não objetos
  • Acalmar as outras pessoas
  • Usar lenço molhado no nariz
  • Caminhar abaixado no caso de alto volume de fumaça
  • Não abrir portas usando a maçaneta, pois ela poderá estar muito quente
  • Não trancar portas ao sair
  • Livrar-se de tudo que possa se queimar

PRECAUÇÕES PARA IMPEDIR A PROPAGAÇÃO

Quando se verifica um início de incêndio deve-se tomar as precauções para impedir sua propagação, a fim de facilitar sua extinção. A propagação do incêndio pode acontecer por três formas mais comuns:

CONDUÇÃO: Representa a maneira pela qual o calor se transmite diretamente de objeto para objeto, a partir do ponto de contato. Por exemplo, uma barra de metal quando é aquecida em uma das extremidades pode conduzir calor suficiente para provocar o princípio de incêndio em um pedaço de algodão colocado na outra extremidade do metal.

CONVECÇÃO: Representa a transmissão de calor que se faz por intermédio de massas de ar aquecidas, ou gases quentes que se deslocam do fogo para outros locais mais altos, levando calor suficiente para incendiar outros materiais combustíveis com que entrem em contato.

IRRADIAÇÃO: Representa a maneira que o calor é transferido de um corpo para outro por meio de raios caloríficos, através do ar. Exemplos: o calor que é transmitido pelos raios solares, ou ainda, o calor que sentimos quando nos aproximamos de uma fogueira.

CLASSIFICAÇÃO DOS INCÊNDIOS

CLASSE “A”: Materiais combustíveis sólidos que queimam em superfície e profundidade e, ao se queimarem, deixam cinzas ou brasas. Exemplo: papel, madeira, plásticos, fibras, tecidos etc. Necessitam, para sua extinção, do efeito de resfriamento, proporcionado pela água ou soluções aquosas, a fim de reduzir a temperatura do material em chamas abaixo do seu ponto de combustão.

CLASSE “B”: Os incêndios em líquidos inflamáveis caracterizam-se pela queima somente em superfície e não deixam resíduos. Exemplos: derivados de petróleo, gasolina, óleos, graxas, tintas etc.

CLASSE “C”: São os incêndios em equipamentos elétricos, quando energizados. Para sua extinção é necessária a aplicação de produtos não condutores de eletricidade.

CLASSE “D”: Envolvem materiais pirofóricos como magnésio, potássio, alumínio, zinco, titânio, sódio etc.

CLASSE “E”: Envolvem a queima de materiais radioativos tais como: césio, cobalto, urânio etc. Esta classe de incêndio é muito perigosa, necessitando de isolamento a grandes distâncias e utilizar sempre EPI (Equipamento de Proteção Individual) e EPR (Equipamento de Proteção Respiratória).

DECRETO Nº 63.911

Fique atento com a nova aprovação do DECRETO Nº 63.911, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2018. O Corpo de Bombeiros está interditando temporariamente locais em situação de risco iminente, potencial à vida ou à integridade física de pessoas. Além da multa, pode haver aplicação de advertência e cassação da licença do Corpo de Bombeiros no caso de condições irregulares.

A Reconnstek possui uma equipe de técnicos e especialistas para oferecer aos nossos clientes, confiança e segurança dos serviços prestados. E uma linha completa de equipamentos de combate a incêndio para adequar seu imóvel residencial, comercial ou industrial.

Lembre-se, acidentes só acontecem quando a prevenção falha. Previna-se!

SOLICITE UM ORçAMENTO

Entre em contato agora mesmo, temos uma equipe especializada aguardando o seu contato!

Você pode gostar...

Deixe um comentário