(11) 3384-6538 [email protected]

Você deve ter ouvido sobre a notícia do incêndio no centro de São Paulo nesta terça-feira (1/5). Pois o acontecimento acabou levando ao desabamento deste edifício (foto) de vinte e quatro andares.

Por ser ocupado irregularmente, o local não contava com nenhum tipo de prática de prevenção. Então, as chamas se espalharam rapidamente, atingindo também três prédios vizinhos, incluindo uma igreja evangélica luterana. Veja aqui as imagens amadoras do momento em que o prédio desaba:

 

Este fato demonstra como é importante prevenir as situações de incêndio em edificações. Além disso, mostra ainda o enorme potencial de destruição das chamas, principalmente em regiões de grande concentração urbana, como é o caso da região da República, no centro de São Paulo.

Dados do Incêndio no centro de São Paulo

De acordo com o governador do Estado de São Paulo, Márcio França, era uma tragédia anunciada, porque havia muito lixo jogado no fosso dos elevadores e estruturas metálicas. E tudo isso dentro de um lugar que não tinha a menor condição de moradia.

Por isso, já havia sido constatada a precariedade do imóvel durante vistoria ocorrida no local. Segundo o governador, a União, dona do imóvel, não poderia ter permitido a continuidade da ocupação, composta por cerca de 90 famílias que estavam para ser retiradas do local. Saiba alguns desdobramentos desta tragédia:

  • Para combater as chamas, 57 viaturas e 160 bombeiros foram acionados.
  • Até o momento que divulgamos este texto, pelo menos uma pessoa estava desaparecida, mas a tendência é este número aumentar.
  • A Polícia Militar (PM) e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) foram acionadas para mediar os trabalhos na região.
  • Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atuaram para dar socorro às vítimas.

*** Prosseguem 130 homens com 40 vtrs no combate a pequenos focos ainda no local e efetuando buscas com os cães, removendo partes menores de escombros de forma técnica e manual, pois trabalha-se com a possibilidade de vítima ***

— 193-Bombeiros PMESP (@BombeirosPMESP) 1 de maio de 2018

 

Efeitos do não cumprimento da regulamentação de segurança

O porta-voz dos bombeiros, Marcos Palumbo, informou que o Edifício Wilton Paes de Almeida, que originou o incêndio no centro de São Paulo, tinha muito material combustível: madeira, papel, papelão. Por isso, a chama original se propagou com muita rapidez.

E a própria estrutura do prédio, sem os elevadores, formava uma chaminé, generalizando o incêndio (que começou no quinto andar) de maneira muito difícil de ser contida.

Outros exemplos dos efeitos do não cumprimento da regulamentação

Incêndios são, muitas vezes, uma destruição anunciada

Reprodução Google Search – “Incêndio São Paulo”

  • De acordo com o Jornal El País, em 2016, a Cinemateca Brasileira, que tem um dos maiores acervos fílmicos da América Latina, sofreu um incêndio em um de seus quatro depósitos de material, o que consumiu cerca de 1.000 rolos de filme. Uma perda cultural inestimável.
  • Também em 2016, o Museu da Língua Portuguesa, um dos mais visitados do Brasil, foi consumido pelo fogo, que abalou as estruturas do emblemático edifício paulistano Estação da Luz, e levou à morte o brigadista que cuidava do local. A Justiça atualmente investiga o episódio.
  • Em 2013, o auditório Simón Bolívar, parte do Memorial da América Latina, ardeu em chamas por razões até hoje inconclusivas, levando embora uma obra da artista Tomie Ohtake.
  • Em 2008, o Teatro Cultura Artística terminou destruído por um incêndio de causas que também são desconhecidas, do qual se salvou apenas o maior afresco existente do pintor modernista Di Cavalcanti.

Então, esses exemplos mostram que há falhas fatais na prevenção de incêndios, envolvendo a população e o patrimônio cultural de São Paulo e do Brasil.

E fora do Brasil…

    • Em junho de 2017, as chamas consumiram completamente um edifício de 24 andares e 120 apartamentos em Londres.

    O caso repercutiu no mundo inteiro e levantou uma questão: até que ponto as grandes cidades estão seguras? A arquiteta Brunna Rodrigues de Almeida, da Reconnstek, falou um pouco sobre a importância da prevenção nesta matéria:

Regulamento de Segurança contra Incêndio vigente em São Paulo

O Decreto Estadual 56.819, de 2011, estabelece o Regulamento de Segurança contra Incêndio das edificações e áreas de risco.

Este decreto estabelece que as exigências de segurança variam conforme as características da construção, o que inclui as situações de uso e a altura e à área do prédio, por exemplo. Sendo assim, deve-se analisar riscos previamente e definir o melhor sistema de segurança a ser projetado e estabelecido no local.

Medidas para a prevenção desses incêndios

Algumas medidas obrigatórias para a prevenção destas tragédias são:

  • Instalação de extintores em lugares adequados e sua manutenção,
  • Manutenção de saídas de emergência e arejamento,
  • Treinamento de moradores e/ou funcionários para atuar como brigadistas (para prédios com altura maior do que 12 metros).

É preciso que pelo menos um morador por pavimento e 80% dos funcionários sejam treinados para a situação.

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB)

O laudo do AVCB, é um documento emitido pelo Corpo de Bombeiros certificando que a edificação possui condições de segurança contra incêndio.

O objetivo do AVCB é proteger a vida dos ocupantes da edificação, dificultando a propagação de incêndio e reduzindo danos ao patrimônio e meio ambiente.

As etapas do AVCB

Para emitir o AVCB, é necessário que a edificação passe por algumas etapas para aprovação tais como: elaboração de projeto, emissão de atestados/laudos, instalação de equipamentos de combate a incêndio e vistoria técnica.

O processo de obtenção do AVCB deve ser acompanhado por um responsável técnico registrado junto ao CREA ou CAU, que irá assessorar os responsáveis pelo uso da edificação na obtenção do laudo final do Corpo de Bombeiros.

Acidentes acontecem quando a prevenção falha

Pelo que afirmam alguns especialistas, o que há por trás de muitos dos casos de incêndio é uma combinação de elementos, tais como a burocracia nos órgãos públicos, uma falta de rigor nos procedimentos de segurança e até uma máfia cultivada por empresas que se especializam em maquiar espaços para a vistoria dos bombeiros.

Mesmo que haja uma tentativa de burlar as determinações oficiais, após ocorrida uma tragédia, os custos podem ser muito mais altos do que se imaginava: é preciso averiguar quem são os responsáveis e quais determinações não foram cumpridas. É preciso pagar pela falta de precaução.

Alguns estopins para um incêndio são:

        • Curto-circuitos,
        • velas deixadas perto de tecidos,
        • uma panela esquecida no fogão.

        Geralmente, os incêndios acontecem assim, de uma hora para outra. Com um pouco de atenção é possível evitar esses danos irreparáveis.

Nós podemos ajudar

A Reconnstek é especializada no segmento de segurança contra incêndios no Estado de São Paulo.  Para evitar situações como este terrível incêndio no centro de São Paulo, nossa equipe conta com uma equipe multidisciplinar.

São arquitetos e engenheiros, advogados e técnicos que oferecem garantia dos serviços prestados e organização plena para proporcionar tranquilidade ao cliente e à toda a sociedade.

Conte conosco para sanar suas dúvidas e montar um sistema seguro em qualquer tipo de edificação.

Fontes:

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2018/05/01/predio-desaba-apos-incendio-no-centro-de-sao-paulo.htm#fotoNav=10

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/incendio-atinge-predio-no-centro-de-sp.ghtml

http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/santos/predio-deve-ter-meios-para-evitar-incendios-e-investir-em-brigadas/?cHash=39d1cd9256033d1e6e9850cd0e2d2a12

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/antes-e-depois-veja-imagens-do-predio-que-desabou-apos-incendio-em-sao-paulo.ghtml

http://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,incendio-de-grandes-proporcoes-atinge-apartamento-no-centro-de-sao-paulo,70002290344

https://brasil.elpais.com/brasil/2016/02/26/politica/1456513671_515845.html

http://blog.intelbras.com.br/seguranca/como-prevenir-incendios-em-condominios/

http://www.bbc.com/portuguese/brasil-43963449

https://veja.abril.com.br/brasil/predio-desaba-durante-incendio-no-centro-de-sp-e-deixa-um-morto/